7 Comentários
Jul 1Gostado por Gabi Albuquerque

adorei! ontem a comunidade de brasileiros daqui fez uma festa junina e eu me esbaldei, comi cuscuz, bolo de mandioca (que em goiés é mané pelado), munguzá e canjica (que também pode ser canjica e curral, o importante é ser gostoso) e dancei forró como se não houvesse amanhã. o curioso nessas festas mistas de imigrantes é que tem gente de todo lado do brasil, então a festa vai do brega ao sertanejo, do forró das antigas ao pé de serra, e claro, muito luiz gonzaga.

de menino eu não ia muito em festa junina por motivos religiosos impostos por minha família. mas depois de grande ninguém me segura mais, onde tem um arraial eu vou.

e pra motivos de censo, meu forró preferido é espumas ao vento em qualquer versão.

Expand full comment
author

Que delícia, Júnior!!! Acabei fazendo um comes e bebes aqui em casa e rolou misto de culturas também. A gente aprende muito quando vai embora - apesar da saudade. Amo Espumas ao vento, sempre cai bem <3

Expand full comment
Jul 1Gostado por Gabi Albuquerque

Gabi, como forrozeira, eu AMEI essa edição! Aliás, ser forrozeira é uma forma de praticar uma parte da alegria do São João o ano inteiro. Vou te deixar de oferenda uma música do Chinelo de Couro, banda brasiliense formada só por mulheres e que tem uma letra delicinha : https://youtu.be/EGLQTZ7IR1g?si=dEMnGXv85AiMCfxi

Expand full comment
author

Mariana, adorei a definição forrozeira. :) e essa música: uma lindeza, obrigada!!!

Expand full comment
Jul 1Gostado por Gabi Albuquerque

Que edição mais delícia de receber numa segunda feira friorenta!! Quem não gosta de um forró pé de serra, boa gente não é 😂

Expand full comment
author

hahahaha obrigada, Ana!! Concordo.

Expand full comment

Gabi, você trouxe as músicas que eu mais curto nessa época.

Nesse final de semana (dia de São Pedro) teve uma apresentação famosa de jazz aqui em Salvador, com adaptações de músicas de forró.

Em um momento, a baterista da banda foi provocada por um dos músicos, que disse que ela gostava de "forró de plástico" fazendo referência as vertentes noventistas do gênero musical.

Ela tocou Magníficos "me usa" e mais uma outra de Calcinha Preta. O público foi ao delírio.

No final ela pediu a palavra e mandou o recado, dizendo que são músicas de forró também e que são expressão cultural nordestina de grande valor.

Maravilhosa.

Obrigada pelo texto. Um beijo.

Expand full comment