Tempo para você

Tempo para você

Share this post

Tempo para você
Tempo para você
É falta de foco ou falta de ócio?

É falta de foco ou falta de ócio?

sobre a geração com os olhos voltados para a tela e seus efeitos

Avatar de Gabi Albuquerque
Gabi Albuquerque
abr 22, 2024
∙ Pago
11

Share this post

Tempo para você
Tempo para você
É falta de foco ou falta de ócio?
6
1
Partilhar

O ano era 2003. Eu me entendiava como qualquer ser humano normal, especialmente os de 15 anos. Não havia celular com mil aplicativos e nem um streaming na televisão com toda programação a nosso dispor. Na nossa casa, para minha sorte e da minha irmã, havia tv a cabo. Nem sempre queríamos assistir a mesma coisa, não só pelo gosto pessoal, mas também pela diferença de seis anos de idade entre nós. Uma estava fadada a continuar no tédio ou procurar outra distração.

O que eu fazia? Era mais lícito do que as minhas escolhas de hoje, mais de 20 anos depois? Era uma pessoa mais concentrada? Mais focada? Minha única preocupação era a prova de trigonometria, manter minhas amizades e garantir roupas bonitas para as festas. Agora, com quase 36 anos, me levantei para verificar se o grão de bico estava pronto. Vai mais uns 10 a 15 minutos no fogo médio. Em 2003, não era eu que precisava garantir o cozimento de nada. Era por isso que quando sentava para estudar, realmente estudava?

Não acredito que seja apenas a minha fase de estudante a razão para minha concentração. Duas décadas atrás, no Brasil, ainda era preciso muito esforço para ter internet em casa e mais ainda para poder usar quando bem quisesse. O custo era alto. No mundo, como já sinalizei, ainda não havia rede nos celulares. Na minha vida estudantil e na vida dos trabalhadores, mesmo os de ambientes puramente intelectuais, tinha algo impensável hoje: o vazio.

Nesta época eu amava assistir a britânica Nigella fazendo receitas nos canais pagos. Ela comia com gosto e sem medo de ser feliz, como eu

Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias

Subscreva a Tempo para você para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 Gabriella Albuquerque
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar